
_jfif.jpg)
Problemas
Capilares
tratamentos
Terapia Capilar
A saúde da pele do seu couro cabeludo é o principal fator para se ter cabelos fortes, resistentes e bonitos.
Atuamos com tratamentos tricológicos estéticos não invasivos ou minimamente invasivos.
A queda de cabelo nem sempre está ligada ao uso de químicas ou produtos capilares de má qualidade. Os motivos para os seus fios estarem caindo fora do normal podem indicar estresse, alimentação deficiente de nutrientes e até alguma doença que ainda não foi diagnosticada, distúrbio hormonal.
A perda dos fios pode atingir homens e mulheres e, se não houver o cuidado necessário, pode levar a problemas mais sérios, como é o caso da calvície.
Para prevenir ou tratar a queda de cabelo, existe um tratamento que pode ser um grande aliado: a terapia capilar. Além de prevenir o problema, ela pode ajudar a tratar o couro cabeludo e fios, podendo recuperar a saúde e beleza dos cabelos. Será necessário uma avaliação para saber a elegibilidade para este tratamento capilar .
Através de um exame detalhado, feito a partir de uma microcâmera que reproduz no computador detalhes da raiz que não podem ser vistos a olho nu, é possível analisar a saúde do couro cabeludo e da fibra capilar, combatendo a perda de cabelo.
Depois do diagnóstico, o próximo passo é escolher o método que será utilizado para aplicar a terapia capilar, que pode ser feita a partir de máscaras de argila, fotobioestimulação e peeling capilar, microagulhamento , mesoterapia entre outras.
A técnica também pode ajudar a:
-
Combater a queda dos fios;
-
Melhorar a absorção do tecido cutâneo capilar;
-
Combater a oleosidade;
-
Evitar a alopecia (calvície);
-
Fazer uma umectação e hidratação do couro cabeludo;
-
Estimular o crescimento dos fios.
Um tratamento consta de 25 sessões, com reavaliação e dependendo desta , tenha a necessidade de manutenção.
Laser Terapêutico Vermelho - 660 nm
-
Aumenta o metabolismo celular;
-
Estimula fotorreceptores na cadeia respiratória mitocondrial;
-
Altera níveis de ATP celular;
-
Libera fatores de crescimento;
-
Síntese de colágeno: Estudos mostram que a terapia com LBI _Laser de Baixa Intensidade eleva os níveis de ácido ascórbico nos fibroblastos , a formação de hidroxiprolina e consequentemente o aumento da síntese do colágeno.
Fototerapia na Alopecia
-
Melhora a nutrição celular;
-
Estimula bulbo capilar;
-
Fixa melhor a raiz do cabelo;
-
Engrossa o fio.
Fotoinibição com Laser vermelho -> Efeito anti-inflamatório. Diminuição de produção sebo.
Efeitos secundários ou indiretos
-
Estímulo à microcirculação esfincter pré-capilar (liberação de histamina);
-
Estímulo ao trofismo celular produção de ATP ( energia);
-
Aumento da mitose: reparo de perdas de substâncias, cicatrização e angiogênese).
Processo de reparação de feridas - Laser vermelho 660 nm
-
Aumenta a atividade e quimiotática e fagocitária dos leucócitos (estudos in vitro);
-
Ativação dos linfócitos;
-
Aumento da atividade fagocitária dos macrófagos (limpeza e condição a fase proliferativa);
-
Vascular:estimula a proliferação de células endoteliais, formação de novos casos, aumento do tecido de granulação e relaxamento da musculatura vascular lisa contribuindo assim para a diminuição da dor (analgésico).
Problemas capilares e possíveis causas
Alopecia Androgenética Masculina (Calvície)
A calvície masculina inicia-se na região das têmporas (“entradas”), e evolui acometendo todo o topo do couro cabeludo até a região do vertex (“coroa”).
Alopecia ou calvície é decorrente de uma alteração genética e hormonal denominada por Alopecia Androgenética (AAG).
A AAG é uma combinação da hereditariedade com a ação dos hormônios androgênicos que incluem a testosterona que reage com uma enzima a 5 Alfa Redutase, transformando-a em DHT.
O cabelo acometido nas partes mais afetadas pela DHT é a região frontal e superior da cabeça. Por outro lado, o cabelo da região occipital e temporal (parte posterior da cabeça e acima das orelhas) é permanente, pois não é afetado pelo DHT.
Alopecia Androgenética Feminina (Calvície)
A alopecia androgênica (calvície) é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Ocorre devido à uma herança genética e o histórico de calvície pode vir tanto do lado da mãe como do pai.
Pesquisas recentes mostram que essa condição afeta cada vez mais as mulheres da nossa atualidade, o stress, as variadas jornadas diárias de trabalho e o abuso com as químicas tem contribuído para que esse dado aumente consideravelmente.
Alopecia Areata
Alopecia Areata conhecida vulgarmente como “pelada” é uma desordem autoimune de causa desconhecida que se caracteriza pela repentina redução ou ausência de pelos ou cabelos em uma determinada área do corpo, geralmente o couro cabeludo.
Possui evolução progressiva e costuma apresentar-se em forma de círculos no couro cabeludo, mas também pode afetar outras regiões do corpo. Acomete por igual homens e mulheres de qualquer idade. O estresse é um fator que está relacionado a casos de Alopecia Areata.
Alopecia por Tração
Tipicamente a alopecia por tração é associada a uma tensão frequente nos cabelos que acontece quando se faz certos tipos de penteados. Por isso, esse tipo de calvície é mais comum em mulheres, embora também possa ocorrer com homens. Rabos de cavalo, coques e tranças apertadas podem causar o problema, assim como fazer escova ou passar longos períodos com uso extensões capilares (mega hair).
Pré e Pós implante capilar
O implante capilar é um grande aliado no combate a calvície, entretanto existem na Tricologia tratamentos que auxiliam nesse processo. O tratamento a laser e de fotobiomodulação contribui para uma melhora cicatrização e fortalecimento dos fios pós cirurgia, além de promover um fortalecimento capilar antes do procedimento cirúrgico.
Dermatite Seborreica
Dermatite seborreica é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas ou a presença de um fungo, o Pityrosporum Ovale.
Ela se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas, seios, costas e nas dobras de pele (axilas, virilhas e de baixo dos seios). A dermatite seborreica não é contagiosa.
Excesso de Oleosidade
É a maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. As mudanças bruscas de temperatura, mau uso do secador entre outras, promovem o aumento da transpiração e também da produção de sebo, uma das proteções naturais da pele. Isso pode provocar oleosidade excessiva e seborréia, o que em breve causará, sem sombra de dúvidas, a queda dos cabelos.
Psoríase no couro cabeludo
A psoríase do couro cabeludo é uma das formas de psoríase mais predominantes, sendo frequentemente o precursor de outras formas. Apresenta-se tipicamente como grandes placas espessas que se estendem até à testa, bem abaixo da linha do cabelo, como uma “touca” nitidamente demarcada, ou como manchas discretas, causam muita descamação e desconforto.
Eflúvios Telógenos
São quedas capilares que geralmente assustam, pois os cabelos caem em grande quantidade e por períodos que podem variar e em muitos casos a queda persiste por meses. Esses eflúvios podem ser ocasionados por:
Estresse;
Ansiedade;
Mudanças na rotina (trabalho, cidade);
Pós parto;
Pós cirurgia;
Inflamações;
Dietas inadequadas;
Traumas emocionais, entre outros.
Esses fatores podem alterar o ciclo capilar, resultando em uma queda capilar intensa e por isso se faz necessária uma boa investigação com uma equipe multidisciplinar, para que o melhor tratamento seja indicado.

câmera que aumenta 300 vezes


